Arquitetura Moderna

Estrutura Metálica- LSF (Light Steel Framing)


No artigo de hoje, vamos vos falar da construção residencial em estrutura metálica LSF

(Light Steel Framing).

Os nossos projetos são baseados no princípio de construção em estrutura leve de aço galvanizado com possibilidade de modulação, dando resposta à necessidade de personalização de cada cliente.

Por muito tempo, a estrutura metálica foi utilizada apenas na construção de armazéns industriais e edifícios comerciais, mas nos últimos anos o país começou a explorar mais essa alternativa construtiva, incluindo-a em projetos residenciais.

Associado á arquitetura contemporânea e cada vez mais popular no mercado da construção civil, a estrutura metálica de LSF residencial é a opção ideal para quem procura inovação.


Taller Hector Barroso

O controle de qualidade da indústria e a precisão milimétrica da montagem são muito superiores em comparação ao concreto.

O aço é um material com amplas possibilidades de uso, de grandes a pequenas edificações.

Em construções de estrutura metálica, perfis de aço substituem o betão. No lugar do tijolo ou bloco, aplicam-se placas cimentícias, como madeira, chapas de OSB ou drywall, materiais que proporcionam muita praticidade por estarem prontos para serem pintados ou revestidos.


Vasco Lopes Arquitetura

Como funciona?


Planear uma estrutura de aço pode levar meses. Após a definição da planta que é desenhada pelo arquiteto e, só então, encaminhada para um engenheiro, especializado no material, ele estudará minuciosamente o peso total da obra, a espessura e a dimensão das peças e dos encaixes, além da junção entre a estrutura, as paredes e os pisos.

Concluída essa etapa, o projeto é entregue à fábrica. O próprio fabricante monta o esqueleto no local, geralmente usando apenas um pequeno guindaste preso ao caminhão da empresa. As peças costumam ser descarregadas no terreno e a estrutura, erguida imediatamente. A união dos perfis é feita por meio de parafusos ou soldas.



Elías Rizo Arquitectos

Vantagens


Na construção em LSF não são precisas maquinarias pesadas, o aço leve LSF permite flexibilidade na modulação do layout de arquitetura. A aplicação de diversos materiais no acabamento exterior. Alta resistência sísmica e segurança estrutural. Todas as paredes são estruturais o que reparte o peso de forma uniforme.

Neste tipo de construção temos bons índices de isolamento acústico e térmico, por isso a eficiência energética será melhor.


É possível fazer uma estrutura mista, de aço e betão?


Sim. A aceitação do aço dá-se, sobretudo, pelo uso de elementos mistos aço-betão, cuja combinação de perfis de aço e betão visa aproveitar as vantagens de cada material, tanto em termos estruturais como construtivos.

A construção num sistema misto é competitiva para estruturas de vãos médios a elevados, caracterizando-se pela rapidez de execução e pela significativa redução do peso total da estrutura.



AE Arquitectos

Este tipo de estruturas em aço poderia ganhar ferrugem?


A ferrugem poderia ser um problema para construções com aço no litoral, mas respeitando as orientações dos especialistas, não há por que se preocupar. Nesses casos, aconselha-se a aplicação de outros produtos isolantes antes da pintura.

O mercado oferece o aço patinável ou corten, que são aços de alta resistência que apresentam maior resistência à corrosão atmosférica que os aços estruturais comuns.


Redução do prazo da construção?


Sim. A redução do prazo de construção é um dos grandes benefícios e atrativos da estrutura metálica.

O tempo de fabricação médio das peças é de 30 dias e o da montagem, de uma semana a 15 dias. Exemplo: uma casa de 300 m² leva cerca de uma semana para ser montada. Uma de betão, em torno de três meses. Pode chegar pronta ao terreno e ser montada no mesmo dia, sendo ideal para locais com espaço reduzido.


Flexibilidade e adaptações para futuras ampliações?


A alta resistência permite estruturas com componentes mais leves. Permite adaptações, futuras ampliações e reformas com poucos transtornos e menores custos.



Wallflower Architecture Design

Qualidade construtiva?


Outra vantagem da estrutura metálica é a qualidade dos elementos envolvidos na construção. Como os perfis são industrializados, passam por um rigoroso controle de qualidade do material e de suas dimensões. As obras com este tipo de sistema têm uma precisão milimétrica.

Diferentemente do betão armado, que depende muito da qualidade da mão de obra.


Maior área útil e grandes vãos?


Os pilares e as vigas de aço ocupam um menor espaço em relação ao betão. Ou seja, implica uma redução do número de pilares necessários, o que aumenta a área livre interna e a distância entre os pilares.



Arkylab

Redução dos impactos ambientais?


Para quem deseja ter uma residência com menor impacto ambiental, o aço pode ser uma ótima escolha. Pois é um material 100% reciclável podendo, esgotada a vida útil da edificação, retornar aos fornos sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade.

Por ser tratar de uma estrutura industrializada, o aço oferece uma obra limpa. O que reduz consideravelmente o espaço necessário para armazenamento de insumos, como areia, brita, cimento, aço e madeira. Além disso, o consumo de água é menor do que nas construções tradicionais, uma vez que a construção é a seco.


Racionalização de material e mão-de-obra?


Uma das principais vantagens da escolha pela estrutura metálica residencial é a organização e limpeza do terreno de obras.

O sistema industrializado evita desperdício de materiais e requer menos operários. Isso reduz custos indiretos como a administração da obra, mão de obra com vigilância e demais custos envolvidos.



Parallel Architecture

DESVANTAGENS 


Aumento do custo?


Mesmo com tantos benefícios ainda sim existem aspectos do uso da estrutura metálica que devem ser avaliados. Se o projeto não levar em conta todos os itens da construção, o preço pode ser de 5 a 20% maior se comparado ao processo tradicional.

O preço está diretamente relacionado ao projeto arquitectónico.

A estrutura metálica exige um maior desembolso de recursos financeiros durante a fabricação da estrutura. Em comparação com outros tipos de sistema, por exemplo o betão armado, que tem o custo da estrutura melhor distribuído ao logo do tempo. Como os prazos são pequenos, o dinheiro tem que estar disponível.



Vasco Lopes Arquitetura

Menor segurança estrutural conta incêndios?


A estrutura metálica é um sistema que deve ser bem avaliado e projetado quanto à segurança contra incêndios. Quando comparada com as edificações convencionais de alvenaria e betão, a estrutura metálica possui condições de segurança inferiores à construção convencional.

É claro que este é um cuidado a ser observado, mas não inviabiliza nenhuma construção. Desde que sejam tomadas medidas de segurança.



Parallel Architecture

Logística ?


Um ponto que deve ser muito bem avaliado é a logística de transporte das estruturas metálicas: da indústria de fabricação até a sua obra.

Em geral, o custo de transporte representa de 1 % a 3% do custo total de uma estrutura metálica. Os serviços de transportes normalmente são contratados a uma empresa transportadora, que cobra por viagem e estimativa de peso a transportar. Um fator determinante do preço do transporte são as dimensões das peças a serem transportadas.

Grandes distâncias ou locais de difícil acesso para transporte dos perfis ou equipamentos de montagem podem inviabilizar sua opção pela estrutura metálica.


Dificuldade de adequação durante a montagem?


Enquanto que nas estruturas de betão a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade empregada é o milímetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente correta para sua instalação, o que torna é muito difícil realizar pequenas alterações de medidas no terreno de obras, diferente do concreto armado.

Por isso, é importante contar com uma mão de obra especializada e qualificada para a execução deste serviço.



Arkylab

Conclusões que podemos tirar!


As obras residenciais com estrutura metálica vão continuar conquistando cada vez mais espaço, pois destacam-se pela beleza e modernidade. Quando são bem elaboradas, tornam-se únicas e verdadeiras obras de arte, o que pode valorizar a sua moradia no mercado.

Além da beleza, a aceitação do aço dá-se, sobretudo, pelo uso de estruturas prontas. A pouca resistência que ainda persiste para a substituição do betão pelo aço não se justifica mais pelo preço, já que as reduções do tempo e da mão de obra compensam a diferença.


Se estiver interessado em saber mais informações sobre os nossos projetos ou mesmo se tiver um terreno e gostava de o rentabilizar de forma sustentável, já sabe, fale connosco que iremos esclarecer todas as suas dúvidas/questões.


Visionary Fragment


#visionaryfragment #LSF #estruturametalica #arquitetura






Fonte: Algumas informação aqui referidas foram retiradas da página da Armanda Forte, arquiteta e urbanista.

As fotos foram retiradas do pinterest e tem em cada uma delas o autor das mesmas.



35 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2019 por Visionary Fragment.