Como decorar a sua varanda ou jardim: dicas e sugestões para fazer em casa



No artigo de hoje vamos falar um bocado das nossas pequenas varandas dos apartamentos, ou até mesmo do jardim lá de casa.

Vamos aproveitar este tempo de retiro, sim retiro, não lhe vamos chamar quarentena, para dar um toque de estilo e vida ás nossas varandas e jardins.

Vamos durante este artigo dar-lhe dicas e sugestões para planear e decorar em família estes espaços que muitas vezes estão vazios.

Quem sabe não descobre que tem jeito para a bricolage e decoração!?


Como decorar a varanda da sua casa e deixá-la aconchegante?


A varanda pode ter várias finalidades:


  • Receber amigos para conversar

  • Ler um livro num lugar relaxante e confortável

  • E porque não tomar o pequeno almoço.

Ter uma varanda é um desejo de muita gente, um lugar aconchegante para conversar com os amigos, ler um livro, ou simplesmente deitar numa rede.

Mas nem sempre temos a inspiração para decorar, por isso vamos te ajudar a decorar a varanda da sua casa ou apartamento.


Como decorar a varanda:


  • Se pretende receber amigos o ideal é que tenha lugares para sentar como cadeiras, sofá, pode fazer os seus usando material reciclável (paletes de madeira, por exemplo) e umas almofadas, isso vai depender do estilo da sua varanda.

  • Você pode usar flores e plantas para decorar, luzes dão todo um charme.




  • Você pode optar por um lugar mais acolhedor ou por algo mais moderno para montar a decoração da sua varanda, porém modernidade também quer dizer conforto, se quer algo mais moderno escolha móveis confortáveis, a varanda é um lugar para relaxar.

  • A varanda também é o lugar para colocar as suas plantas, quem gosta de plantas vai adorar ter um cantinho em casa para colocá-las. Essa é uma ideia interessante para quem mora em apartamento e não tem muito espaço, mas quer ter vasos de plantas e um lugar para descansar.

  • Pode colocar, desde ervas aromáticas, pequenas plantas de frutos ou mesmo vasos de flores só para alegrar o espaço. Para os vasos, não precisa de gastar muito dinheiro, pois pode fazer os seus próprios vasos, como por exemplo usando garrafas de plástico e corda.




  • E que tal cadeiras de balanço para dar um charme a sua varanda. Quem não ama uma cadeira de balanço?




  • Pode também ter uma rede na varanda da sua casa, caso tenha espaço, claro.


Como decorar o jardim:



Para ter um jardim ou espaço verde fascinante e funcional, saiba que técnicas são mais adequadas para aplicar tanto em ambientes externos quanto internos.


Escolha as plantas certas:


  • As plantas são uma parte importante da composição da paisagem e a escolha adequada das espécies faz toda a diferença no paisagismo. É importante levar em consideração as principais características do local, como quantidade de luz solar e o espaço disponível para o cultivo. Bem como considerar os atributos de cada planta, como o porte, época de floração, necessidade de manutenção, produção de frutos, cores e texturas.


Inclua elementos estéticos e funcionais:


  • Além das plantas, diversos elementos ajudam a compor a paisagem e proporcionam a interação com o espaço e a criação de áreas de permanência. Inclua redes, bancos e outros móveis de jardim. Lembre-se que os materiais utilizados devem ser adequados para uso externo, resistentes e de acordo com o conceito do espaço. Pode também criar os seus móveis com vários materiais recicláveis.


Invista numa boa iluminação:


  • A iluminação é capaz de transformar o espaço e permitir que qualquer local seja funcional também durante a noite. As luzes podem dar destaque para plantas, esculturas e outros elementos, iluminar caminhos e deixar tudo mais acolhedor e aconchegante.


Use vasos:


  • Os vasos são opções simples e práticas para cultivar plantas em qualquer espaço, principalmente áreas pequenas e internas. Além disso, são elementos versáteis que permitem diversas configurações, podem ser suspensos e se apresentam em variadas cores, tamanhos e formatos.



Defina limites e caminhos:


  • O percurso no paisagismo é importante para direccionar e guiar as pessoas pelo espaço, além disso, os caminhos também ajudam a formar desenhos e proteger as plantas. Use pedras, madeiras e pisos que não sejam escorregadios. As cercas, jardins verticais, paredes verdes, cerca-vivas, muros e painéis definem as áreas do jardim e podem garantir a privacidade dos ocupantes.




Todas estas técnicas ajudam a guiar o projeto de paisagismo e garantem que o espaço verde seja belo, prático e incrível.

Aproveite todas estas dicas e conheça bem as plantas que escolher. Assim, com certeza, é possível ter a decoração das varandas e jardim dos seus sonhos.


Seja criativo e não tenha medo de inventar.

Não se esqueça, para um projeto bem realizado, convém ser bem planeado.

Siga estas dicas e muitas outras e coloque mãos á obra.


Visionary Fragment


Fonte: todas as imagens e algumas dicas foram retiradas do pinterest.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2019 por Visionary Fragment.