Conforto Térmico: Opções para a sua casa!

Atualizado: Mar 26


A procura de soluções de aquecimento e arrefecimento do ambiente é cada vez maior.

A climatização no interior das habitações é uma questão cada vez mais valorizada pelos portugueses. O conforto térmico é algo que varia de pessoa para pessoa e que influencia, em grande parte, a sua saúde e bem-estar, assim como o seu desempenho (no caso de locais de trabalho). Por isso, nos dias de hoje, a busca por uma temperatura equilibrada e ideal é uma procura constante.

Existem diversos fatores que influenciam o conforto térmico, nomeadamente variáveis individuais como a atividade desenvolvida e o vestuário, assim como variáveis ambientais como a temperatura e humidade relativa do ar, temperatura média radiante e velocidade do ar. É por isso que a procura de soluções de aquecimento e arrefecimento do ambiente se tornou num assunto tão importante para as famílias, representando já cerca de 22% do consumo de energia da habitação.


Quando se escolhe um sistema de aquecimento e arrefecimento para uma habitação deve ter-se em conta alguns aspetos, nomeadamente a localização geográfica do edifício, que está inteiramente relacionada com o tipo de clima existente; a orientação solar do edifício e das respetivas divisões; o número de espaços a climatizar e a respetiva área; a possibilidade de utilização de uma solução combinada de aquecimento de águas e do ambiente.

Uma boa climatização da casa implica uma importante poupança de energia, que se traduz numa redução da factura da electricidade.



Iluminação natural: Tubos de luz solar

Iluminação sem custo de energia


  • São sistemas ecológicos, onde a luz natural é captada e orientada através de tubo revestido, interiormente, por material extremamente reflector, que minimiza a dispersão dos raios e permite um fornecimento de luz a distâncias consideráveis, sem transmissão de calor ou frio.

  • Fabricados com materiais robustos, são resistentes às mais severas condições meteorológicas.


Energia Solar Fotovoltaica


  • A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável e é a energia proveniente da luz e do calor do Sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, principalmente como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar.

  • O sistema solar fotovoltaico é composto por:

  1. Painéis solares

  2. inversor solar

  3. sistema de fixação das placas solares


Iluminação natural: Claraboias


  • Uma janela no telhado. Essa pode ser a definição simplificada da clarabóia, uma abertura no teto capaz de iluminar até 8 vezes mais do que as janelas comuns.

  • Típicas em locais como escadas, sótãos e corredores, as clarabóias podem se tornar uma solução sofisticada quando a ideia for iluminar naturalmente outros ambientes da casa, tornando-as bem-vindas em cómodos como salas, banheiros e cozinhas.

Modelos de clarabóia

Cúpula, tubular…existe uma ampla variedade de clarabóias, projetadas para se adaptarem a diferentes tipos de projetos e telhados. Alguns modelos priorizam apenas a iluminação, enquanto outros combinam a entrada de luz com a ventilação.


PELÍCULAS ANTI-CALOR


  • As películas adesivas anti-calor resistentes são a alternativa perfeita para o ar condicionado. Aplicadas às janelas, rejeitam até 80% da energia solar e ajudam a manter o fresco da sua casa, mesmo em altas temperaturas.

Uso e pontos fortes

  1. Rejeitar até 80% do calor

  2. Conservar a frescura dos espaços habitáveis

  3. Mais económicas do que ar condicionado

  4. Vários modelos adaptados a diferentes necessidades

  5. Não requerem manutenção



Aquecedor Solar de Água


  • O Aquecedor Solar de Água funciona agregando uma série de vantagens, que vão desde um maior conforto no banho gerado pelo fornecimento da água quente aquecida pelo sol, fonte gratuita de energia, passando pela elevada economia de energia, que se constitui em uma verdadeira Poupança Solar para o seu bolso, pelos muitos benefícios ao Meio Ambiente, até a inclusão da inovação da tecnologia Digital, que proporciona maior comodidade de uso, segurança e economia.

  • Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).

  • As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.


Estas são algumas opções que a Visionary Fragment seleccionou para si e para conseguir ter aquele conforto térmico que sempre sonhou para a sua casa.

Os nossos projetos são todos pensados na sustentabilidade e rentabilidade de cada um dos nossos clientes, por isso os nossos projectos são equipados com alguns destes sistemas que referimos em cima.


Se tem alguma questão/ dúvida não hesite em nos contactar, estaremos aqui para si.


Visionary Fragment


Fonte infográfico: Rocky Mountain Institute

Fonte fatos: Fonte Benefícios ao meio ambiente: Environmental Protection Agency, US Geological Survey, Global ReLeaf e National Geographic April 2014. Fonte Top 10 países em energia fotovoltaica 2014: Wikipedia

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2019 por Visionary Fragment.