Dia Nacional do Pijama

Tenho a certeza que sabe que dia é hoje. Se tem filhos pequenos sabe que hoje os seus filhotes estão entusiasmados por irem para a escola vestidos com os seus lindos pijamas.


O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.


Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".


O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.


O Nacional do Pijama coincide com a celebração do Dia Internacional dos Direitos da Criança.

Qual é o significado de, no dia 20 de novembro, se comemorar o dia do pijama? Explicou aos seus filhos? Será que na escola foi explicado?


Infelizmente existem crianças que, por diversos motivos, não vivem com os seus pais biológicos, mas isso não quer dizer que não vivam em família. Este foi o dia escolhido para assinalar o direito que cada criança tem de ter uma família.


Vídeo de família

Porquê o pijama?

O pijama assinala o aconchego do lar, o conforto da nossa casa. O Dia Nacional do Pijama chama a atenção para a existência de crianças desprivilegiadas e tenta chegar ao coração de quem tem capacidade para acolhê-las na sua família e lhe oferecer algum conforto.


As famílias de acolhimento têm um papel fundamental. Em Portugal apenas 4% das cerca de 8.000 crianças que vivem separadas dos pais, vivem em famílias de acolhimento. Uma realidade muito diferente da existente noutros países europeus.

A iniciativa do Dia Nacional do Pijama surgiu como forma dar a conhecer esta realidade e também de angariar fundos para as crianças que vivem em instituições.


A Casinha Solidária

As crianças levam uma casinha que recortam e colocam nela dinheiro que angariam entre as pessoas das suas famílias. É importante, se a criança tiver um mealheiro, ela própria contribuir. Sentir-se-á a ajudar também.

Na escola é devolvida a casinha com o dinheiro conseguido. O valor é entregue e serve para ajudar as crianças necessitadas.

Uma iniciativa que tem vindo a ser cada vez mais conhecida e com cada vez mais adesão de escolas.


Se acha que tem condições de receber mais um membro em sua família e tem muito amor para dar, pense se não poderia receber uma destas crianças.


Tenho a certeza que vai receber muito mais amor do que o que vai dar!


Visite o site Mundos Vida e veja todas as informações. A Mundos de Vida recebe meninos e meninas que regra geral, são provenientes de agregados familiares com algumas dificuldades ao nível económico ou com problemas relacionados com consumo de álcool, entre outras problemáticas. Nestas situações, as crianças são colocadas em centros ou instituições.


Seja Solidário!


Visionary Fragment



3 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2019 por Visionary Fragment.