Teletrabalho: como organizar a minha casa?

Teletrabalho, telescola: como posso organizar a minha casa? Dicas e ideias para dias mais produtivos.



No artigo de hoje vamos deixar algumas dicas de como pode organizar a sua casa para o teletrabalho e telescola.

Como pode deixar a sua casa de maneira a ter dias de trabalho mais produtivos.

O teletrabalho já não é novidade para muitos trabalhadores que, por todo o mundo, vêm nesta ferramenta laboral uma forma de maximizar o seu tempo disponível no dia a dia.

Teletrabalho significa não só estar à frente do computador, como também atender chamadas telefónicas ou participar em vídeo-chamadas, tudo à distância.

Quando isso tem de ser feito a partir de casa com filhos pequenos à mistura, a missão parece quase impossível.



Recriar um escritório


Se tem uma divisão reservada para escritório, ótimo! Mas se não é este o caso, vai ter de improvisar um (se tiver uma boa exposição solar, melhor) . Pode fazê-lo no seu quarto, caso tenha espaço, ou na sala, numa pequena secretária ou numa mesa.O importante é que tenha um espaço definido e com tudo à mão, para que as crianças possam perceber quando está efetivamente a trabalhar.

No caso de ter crianças, por exemplo, pode criar ao seu lado um posto onde se sente e estude, porque não está de férias, está em casa por uma questão de saúde pública.

Aquela fotografia especial em cima da secretária ajuda à motivação. Momentos felizes, precisam-se por perto.


ESTABELECER ROTINAS DIÁRIAS


Estabelecer rotinas diárias vai ajudar a que se foque no seu trabalho. Procure que esses objetivos sejam realistas e não se coíba de os anotar num documento digital ou físico. Assim que os concluir, assinale-os de forma generosa.

Sem rotinas e horários definidos, tudo se torna bem mais difícil.Estabeleça algumas regras importantes para tirar partido de todas as vantagens do teletrabalho.

Uma das vantagens do teletrabalho é a flexibilidade de horário dos trabalhadores.

No entanto, lembre-se que todos os trabalhos têm um prazo de entrega e que este deve ser sempre cumprido.

Embora esteja em casa sozinho, não se esqueça de fazer pausas para descansar e recuperar energia e concentração. Quem trabalha num escritório tem motivações específicas, como o apelo de um colega, para fazer "pausas táticas" para beber café ou comer alguma coisa. Quando está em regime de teletrabalho pode fazer o mesmo, aproveitando para ir apanhar um pouco ar à varanda ou ao jardim.


Prepare a sua semana com antecedência


Assim, evita surpresas ou sobreposições.

Além disso, planeie as refeições. Faça a ementa para toda a semana e vá às compras no fim de semana para não ter essa preocupação acrescida.


Nunca trabalhe de pijama


Não é preciso escolher as melhores calças, a melhor camisa ou os sapatos mais bonitos. Aqui o importante é evitar ficar de pijama.

Tome o pequeno-almoço, faça a sua higiene e vista-se.

Faça tudo com a antecedência necessária para ter tempo de preparar as crianças.

Olhe para a agenda e verifique os compromissos profissionais programados, bem como as atividades planeadas para as crianças.

No caso de ambos os membros do casal estarem a trabalhar a partir de casa, podem coordenar os horários e dar atenção às crianças alternadamente, sobretudo quando ainda são pequenas.


Comunicar regularmente com a equipa


Pode não estar no escritório, mas tal não significa que não mantenha o contacto com os colegas de trabalho. Procure falar com eles e troquem ideias sobre os projetos que estão a desenvolver, seja por mensagem ou por vídeo-chamada. A tecnologia é particularmente útil nestas alturas.


Amanhã é outro dia


No final do dia ou da noite, arrume o espaço e deixe-o organizado para o dia seguinte quando terminar ou para quem vier para o “turno” a seguir. Não deixe objetos desnecessários espalhados na secretária, mas muna-se dos (poucos) que lhe são mais especiais.


Esperamos ter ajudado a melhorar o seu espaço e a torná-lo mais produtivo nesta fase em que vivemos.

Deixe o seu comentário ao artigo e diga-nos do que gostaria mais de ver aqui falado.


Visionary Fragment

11 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2019 por Visionary Fragment.